Palácio do Oba com colunas com dignitários locais e portugueses, bronze de Benim, 1550 (c.), British Museum, Londres, Inglaterra
Categorias
Descrição
Palácio do Oba com as colunas com dignitários locais e portugueses,
A porta do palácio aparece guardada por dois militares fardados com os símbolos do Oba acompanhados por dois ajudantes totalmente nus.
Placa de bronze, ou latão fundido, 55 x 36 cm.
Oficina Edo da corte do Benim, 1550 (c.).
British Museum, Londres, Inglaterra.
Produto do saque da Expedição Punitiva inglesa de fevereiro de 1897, documentada por Reginald Kerr Granville (1874-1912) e pelo Dr. Robert Allman (11 set. 1854-16 nov. 1917), entre outros, com o marfim recolhido pela cidade e então guardado no palácio do Oba e as placas de bronze desmontadas. O então Oba Ovonramwen Nogbaisi (c.1857-1914), havia conseguido fugir, mas, entretanto, havia de ser capturado e enviado em agosto no IM iate Ivy para exílio em Calabar. O Museum für Volkerkunde de Berlim possui bronze semelhante, com 52 cm., em quase tudo semelhante, salvo o apresentar as colunas esculpidas com cabeças de portugueses, enquanto aqui aparecem em corpo inteiro. Pub. in África nas Vésperas do Mundo Moderno, texto de Jill R. Dias, Exposição Universal de Sevilha, Comissão para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, Lisboa, 1992.