Image
Arquipelago de Origem:
Egipto
Data da Peça:
1386-00-00
Data de Publicação:
08/10/2024
Autor:
Oficina do Cairo
Chegada ao Arquipélago:
2024-10-08
Proprietário da Peça:
Museu de Arte Islâmica de Doha
Proprietário da Imagem:
MIA
Autor da Imagem:
MIA
Lâmpada de mesquita, oficina do Cairo, 1386 (c.), Museum of Islamic Art (MIA), Doha, Qatar

Categorias
    Descrição
    Lâmpada de mesquita.
    Vidro decorado com esmaltes e ouro,  33.5 x 26.5  cm. (diam.)
    Oficina do Cairo do período Mameluco, 788 AH / 1386 (c)
    Inscrição do Sultan Al-Malik Al-Zahir Sayf al-Din Barquq (c. 1336-1399) e da Sura al-Nur (A Luz), parte do verso 35, pelo que se deve ter destinado à Madraça e Mesquita do Cairo terminada na data citada
    Proveniente da coleção da baronesa francesa Batsheva de Rothschild (1914-1999), colecionadora e patrocinadora de companhias de dança, herdara a maior parte da sua coleção de arte do avô, o barão Alphonse James de Rothschild (1868-1949). A coleção incluía notável pintura flamenga e especial seleção de vidros Islâmicos e Venezianos, tendo ido a leilão na Christie's de Londres, em 14 de dezembro de 2000, lote 17 e sido vendida por 641,750 GBP (c. 700.000 euros).
    Museum of Islamic Art (MIA) (GL.52.2002), Doha, Qatar.

    Museu da Arte Islâmica de Doha foi projetado pelo gabinete do arquiteto Ieoh Ming Pei (Cantão, 26 abr. 1917-Nova Iorque, 16 maio 2019), que fez, pessoalmente, todo o trabalho de pesquisa sobre a arquitetura e história muçulmana, suspendendo a sua reforma para viajar pelo mundo muçulmano aos 91 anos de idade (morreria com 102) e recolher os elementos para o futuro museu. Assim, como quase tudo no Qatar, o MIA é verdadeiramente impressionante. A responsabilidade da construção ficou por conta da empresa turca Baytur construction em 2006, tendo a inauguração ocorrido 22 de novembro de 2008 pelo então emir do Qatar, Sheik Hamad bin Khalifa Al-Thani (1952-abd. 2023-) e, depois, aberto ao público a partir de 8 de dezembro desse ano.
    Pei não aceitou os vários locais que lhe foram sendo propostos para a construção do museu e propôs a construção de uma península artificial a ser construída no extremo sul da baía de Doha, quase em frente ao Souq Waqif. Ao lado do museu foi construído um parque em meia-lua e os espaços interiores do museu foram construídos pelo escritório Wilmotte & Associados, que montou uma equipe de conservação, iluminação e projetos, firma com que Pei já havia trabalhado na construção da Pirâmide do Louvre, em 1989, em Paris.
    O recheio é constituído pela coleção privada da família Al-Thani, mas à qual se juntou um conjunto muito vasto de aquisições, de forma a dar uma contida amostragem da vasta Arte Islâmica desde a Península Ibérica, África, Médio e Extremo Oriente, a que parece não ter deixado de pesar as orientações orientais do arquiteto I.M. Pei e as atuais diretivas de gosto da sociedade dirigente emirati, especialmente vocacionadas para um determinado turismo de luxo.